Mesmo com o encerramento recente das atividades do futebol brasileiro neste ano de 2025, o planejamento para o próximo ciclo já domina as atenções devido às profundas transformações oficializadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O novo cronograma nacional apresenta um cenário atípico, forçado pela realização da Copa do Mundo e pela reorganização das competições domésticas.
A principal mudança atinge a Série A do Campeonato Brasileiro, que terá um pontapé inicial extremamente precoce: 28 de janeiro. A elite nacional se estenderá até 2 de dezembro, respeitando o intervalo para o Mundial da Fifa. Já a Série B terá o período de disputa entre 21 de março e 28 de novembro.

Para viabilizar esse fluxo, os campeonatos estaduais sofreram um enxugamento drástico, caindo de 16 para apenas 11 datas. As federações locais precisarão condensar os formatos para o período de 11 de janeiro a 8 de março.
O ponto de maior atrito promete ser a sobreposição de datas, já que as potências do país terão que dividir os elencos entre as rodadas finais dos estaduais e as primeiras jornadas do Brasileirão.
A Copa do Brasil também foi repaginada. A partir de 2026, o título será decidido em partida única. Além disso, os representantes da Série A ganharam fôlego extra, estreando apenas na quinta fase, o que elimina até três datas dos calendários individuais.
No âmbito continental, a Libertadores inicia a fase prévia em 18 de fevereiro, encerrando-se em 28 de novembro. A Sul-Americana, sem brasileiros na etapa qualificatória, começa em 8 de abril e decide seu campeão em 21 de novembro.

Uma das grandes surpresas é o nascimento da Copa Sul-Sudeste. O torneio, agendado para o período entre 25 de março e 7 de junho, contará com 42 jogos e uma regra de exclusão: clubes que estiverem na Libertadores ou na Sul-Americana não participam. O incentivo para os demais é a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano posterior para quem ficar com o troféu.
Por fim, o ritmo das competições será ditado pelas interrupções da Fifa. Além do hiato da Copa do Mundo (1º de junho a 20 de julho), o ano terá outras três janelas para seleções: uma em março e duas no segundo semestre, distribuídas entre setembro, outubro e novembro.
Confira o calendário do futebol brasileiro em 2026
- Estaduais – 11 de janeiro a 8 de março
- Copa do Nordeste – 25 de março a 7 de junho
- Copa Verde – 25 de março a 7 de junho
- Copa Sul-Sudeste – 25 de março a 7 de junho
- Copa do Brasil – 18 de fevereiro a 6 de dezembro
- Brasileirão – 28 de janeiro a 2 de dezembro
- Série B – 21 de março a 28 de novembro
- Série C – 5 de abril a 25 de outubro
- Série D – 5 de abril a 13 de setembro
- Libertadores – 18 de fevereiro a 28 de novembro
- Sul-Americana – 8 de abril a 21 de novembro
- Recopa Sul-Americana – 18 e 25 de fevereiro
- Copa do Mundo – 11 de junho a 19 de julho
- Copa Intercontinental – 9 a 16 de dezembro
- Janelas de transferências – 5 de janeiro a 3 de março; e 20 de julho a 11 de setembro
Jogue com Responsabilidade
A MC Games é regulamentada pela portaria SPA/MF nº 528 e reforça seu compromisso com o jogo responsável. Se você precisar de ajuda ou orientação, a plataforma disponibiliza canais de apoio (clique e saiba mais).
É importante lembrar: apostas esportivas e jogos online não são permitidas para menores de 18 anos. Eles devem ser vistos como uma forma de diversão e entretenimento. A MC Games é uma plataforma regulamentada pela portaria SPA/MF nº 528 e apoia o Jogo Responsável.